20/05/2023

Zaldivar mantem liderança do Erechim Rally Brasil

Sete especiais duras, repletas de pedras soltas e trechos escorregadios marcaram o sábado do Erechim Rally Brasil, válido pelos campeonatos FIA Codasur (Sul-Americano); Brasileiro e Gaúcho, além da Copa Proto e da Copa UTV.

Nessas condições difíceis, melhor para quem conta com a experiência de disputar o Mundial e traz o esporte no sobrenome. Filho de Miguel Zaldivar, que por vários anos tentou sem sucesso vencer a prova gaúcha, Fabricio Zaldivar e seu navegador Marcelo der Ohanessian fecharam o dia à frente com o Hyundai i20 Rally 2 da MZR Racing. Eles superaram Augusto Bestard e Luis Suaya, mais uma parceria Paraguai / Argentina, no VW Polo GTI R5 da equipe GRT.

'Fau' Zaldivar e Der Ohanessian venceram quatro dos sete estágios cronometrados do sábado, incluindo os dois primeiros (Pro Tune 1 e Gasparin Cristalina 1), o que lhes deu maior respiro na classificação geral. Especialmente após o acidente de Miki Zaldivar (irmão do líder) e Diego Cagnotti (VW Polo GTI R5 / MZR) na SS3 (Cavaletti), a mais longa do rally. E dominaram a segunda passagem pela Super Prime do Parque da ACCIE (4 km).

"Claro que ser os primeiros a largar e limpar as especiais para quem veio em seguida nos fez perder alguns segundos, mas procuramos administrar isso e deu certo. Temos uma boa vantagem, mas pretendo manter um ritmo forte nas especiais que faltam para vencer a prova. Será muito especial conseguir algo que meu pai buscou tanto".

Maior vencedor da história de 25 anos do Erechim Rally Brasil, Gustavo Saba e seu navegador Fernando Mussano (VW Polo GTI R5 / Saba Competición perderam tempo com um furo de pneu logo na primeira especial e uma apagada do motor na SS2. Ainda assim, aparecem em terceiro.

Furos de pneus e problemas mecânicos, aliás, foram uma constante - dos 48 carros e UTVs que largaram, 14 não conseguiram concluir a etapa. Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut (Mitsubishi Lancer Evo X / UB Rally) garantiram a condição de melhores brasileiros, com o quarto lugar geral. Lideram ainda a classe Codasur 2.

Com os problemas dos uruguaios Federico Ensslin e Martin Villete (Mitsubishi Lancer Evo X / UB Rally), Milton Pagliosa e Vinícius Anziliero (Mitsubishi Lancer Evo X / EMA Racing) lideram no Brasileiro (geral e categoria Rally 2).

Entre os carros com tração dianteira (4x2), domínio também verde e amarelo, com Luís Stédile / KZ Morales (Renault Clio RS / UB Rally).

O sábado já foi de vencedores no Gaúcho, que fez sua terceira etapa: Bertholdo / Dalmut (Rally 2); Rangel Segatti / Leandro Piccoli (Rally 3 RS); Fernando Solimann / Felipe Costa (Rally 4) e José Barros Neto / Gabriel Moraes (Rally 5). Um público numeroso fez questão de acompanhar a ação dos carros de perto, lotando o entorno dos caminhos de terra.


Domingo
O domingo coroará os grandes vencedores do Erechim Rally Brasil dos 25 anos com quatro especiais. Duas passagens pelos estágios Perfil Metais (10,35 km) e Astrus Digital (15,07 km).

No segundo está um dos locais icônicos da prova: o Salto dos Verdureiros, que normalmente reúne a maior quantidade de público. Neste ano, ele será encarado em sentido inverso ao habitual. A largada do primeiro carro está prevista para as 9h08.

Confira a classificação do Erechim Rally Brasil em https://www.rallyerechim.com/tempos-online/

Patrocínio

patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio

Apoio

apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio