19/05/2023

Largada promocional: Erechim faz festa para o rally

Uma festa digna da ocasião para abrir a programação do Erechim Rally Brasil dos 25 anos. Como se tornou tradição ao longo da história da prova, milhares de pessoas tomaram a Praça da Bandeira e seus arredores para acompanhar a largada promocional, com a apresentação das 49 duplas de sete países que, a partir desta sexta-feira (19), aceleram em busca dos primeiros lugares na briga pelos campeonatos FIA Codasur (Sul-Americano); Brasileiro, Gaúcho, Copa Proto e Copa UTV.

Com a Prefeitura como cenário de fundo e um show de luzes, as máquinas subiram a rampa montada desta vez de frente para a Praça, o que proporcionou um visual ainda mais espetacular. Não faltaram momentos de emoção; seja de quem é de casa e está acostumado ao desafio, seja de quem o vive pela primeira vez. Vários pilotos e navegadores levaram seus filhos consigo - os pequenos já entram no clima do esporte. E por falar em pai e filho (no caso filha), o paranaense Luís Debes voltou ao ERB com Georgia Debes como navegadora - a mãe e esposa acompanhou tudo de perto.

Primeiro a passar pela rampa, o catarinense Luís Tedesco levou consigo 25 crianças, simbolizando suas participações no Erechim Rally Brasil. E não faltaram brindes distribuídos pelos competidores em retribuição ao carinho erechinense. Festa também para uma das atrações internacionais da prova: o português Bernardo Sousa, campeão de seu país, que comandará o carro 0, o último a transitar nos trechos cronometrados antes das largadas.

Antes da passagem dos carros, uma cerimônia abriu oficialmente a edição dos 25 anos, com pronunciamentos do prefeito Paulo Polis; do deputado estadual Paparico Bacchi; de Edgar Molas, representante da Confederação Sul-Americana de Automobilismo e presidente do colegiado de comissários desportivos; além do presidente do Erechim Auto Esporte Clube (EAEC), Luan Balestrin. Em todos, a certeza do ótimo trabalho e o orgulho pelo início de mais um capítulo dessa história: as 'Bodas de Lama' do Erechim Rally Brasil. Agora é acelerar e fazer o espetáculo acontecer mais uma vez nas especiais.