20/05/2023

Multidão e poeira na Super Prime do Erechim Rally Brasil

"Nada explica esse amor". O slogan escolhido para a edição dos 25 anos do Erechim Rally Brasil não poderia servir melhor para definir a noite de sexta-feira no Parque da ACCIE. Afinal, uma multidão estimada em 25 mil pessoas tomou o entorno do circuito da Super Prime para acompanhar a passagem dos carros e UTVs com pilotos de sete países por esta que foi a primeira das 12 especiais da prova deste ano.

E o show das máquinas esteve à altura do carinho do público, com o tradicional formato das largadas dois a dois levantando poeira e garantindo a emoção. E determinando os primeiros líderes da disputa, válida pelos campeonatos FIA Codasur (Sul-Americano); Brasileiro e Gaúcho, além da Copa Proto e da Copa UTV.

A dupla formada pelo paraguaio Fabricio Zaldivar e pelo argentino Marcelo der Ohanessian (Hyundai i20 Rally 2 / MZR Racing) fechou os quatro quilômetros do primeiro desafio em 3min14s70. Com isso, aparecem exatos sete segundos à frente de mais uma parceria Paraguai/Argentina: a de Augusto Bestard / Luís Suaya (Volkswagen Polo R5 / GRT), vencedores do Erechim Rally Brasil.

Entre os carros com tração dianteira (4x2), o único piloto a alinhar em todas as edições do Erechim Rally Brasil fez bonito. Ao lado de Andrei Karpinski, Luís Tedesco (Fiat Palio / TED Racing) bateu Luís Stédile / KZ Morales (Renault Clio RS / UB Rally) por 0s2. A bordo do carro 0 (um Renault Sandero RS 4x2), o português Bernardo Sousa também deu espetáculo.

Se a temperatura não foi das mais baixas, a Prime ajudou a esquentar pilotos e navegadores para o que vem pela frente neste sábado. Serão sete especiais, por quatro trechos. A SS2/5 (Pro Tune), de 10,03km é bastante técnica, mais estreita e de poucas retas. A SS3/6 (Gasparin Cristalina) é totalmente nova, entre belas paisagens, e entra no município de Gaurama. Já a SS 4/7 (Cavaletti) não apenas é a mais longa do rally (20,02 km) como também a mais completa, com um início mais rápido e largo e uma segunda metade mais fechada, com cascalho e pedras. Por fim, as duplas voltam a fazer a Super Prime, agora sob luz natural.

Erechim Rally Brasil 2023

SS1 - Super Prime Sicredi Master

Patrocínio

patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio patrocinio

Apoio

apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio apoio