Fique por dentro

Rally Erechim

Plantio de árvores simboliza 23º Rally de Erechim e compensação da emissão de gás carbônico

Autoridades, voluntários e convidados participaram da atividade nesta quinta-feira, abrindo a programação do evento deste ano

Alinhado com os objetivos do desenvolvimento sustentável e em busca da excelência, o Rally de Erechim vai neutralizar todas as emissões de CO2 (gás carbônico) provenientes das atividades do evento, sejam elas de influência direta como consumo de combustíveis dos veículos de competição, de energia elétrica e resíduos gerados durante o Rally, ou de influência indireta como deslocamento das equipes desde suas cidades de origem até Erechim, incluindo viagens aéreas.

Por isso, na manhã desta quinta-feira, 9, foram plantadas em Erecgim, 23 mudas de árvores nativas, simbolizando a compensação da emissão de CO2 e também a 23ª edição do Rally de Erechim, que acontece neste ano, entre os dias 10 e 12 de dezembro.

Participara da atividade, o presidente do Erechim Auto Esporte Clube, Luan Balestrin, o diretor técnico do Rally, Dirceu Cabral, o voluntário Wiliam Robert Vargas, além da secretária adjunta da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim, Carla Orso e a diretora de licenciamento ambiental do órgão, Cassie Bortolassi, o analista ambienta, Júlio Ricardo Bastos, da FAU Agricultura e Meio Ambiente, e o estagiário da entidade, Wesler Brau. Também estiveram presentes alguns convidados, entre eles a equipe de cronometragem do evento, que está sendo feita por uma empresa do Paraguai.

As mudas de árvore plantadas nesta quinta-feira, foram doadas pela Secretaria de Meo Ambienta de Erechim.

O compromisso assumido com a sustentabilidade vem desde 2013, sendo o primeiro evento automobilístico no Brasil a neutralizar todas as suas emissões, e a FAU Agricultura e Meio Ambiente se orgulha de ser parceira nesta construção coletiva que vem despertando a consciência para o combate as mudanças climáticas e recuperação dos ecossistemas.

Ao final do evento serão contabilizadas todas as emissões de CO2, que serão neutralizadas com a compra de créditos de carbono de projetos que auxiliam na manutenção das florestas por meio do desmatamento evitado contribuindo com a conservação destes ecossistemas.

A programação de prova do Rally de Erechim começa nesta sexta, dia 10, com o reconhecimento das especiais, seguida por largada promocional, no estádio Colosso da Lagoa, a partir das 19h30. A corrida acontece durante o sábado e domingo, dias 11 e 12, sendo quatro especiais no primeiro dia e outras seis no segundo.

Assistir o Rally

O Rally de Erechim terá pontos específicos em que o público poderá se posicionar para assistir a corrida durante o sábado, dia 11, e o domingo, dia 12. Neste ano, em função da formação das lavouras agrícolas no entorno do Rally, haverão pontos específicos para o público. Durante o sábado, três pontos foram divulgados e outros dois para o domingo.

A organização explica que são pontos de fácil acesso. De outro lado, pede que o público respeite a determinação dos mapas divulgados e com isso evite que até mesmo, haja cancelamento das especiais.

Um helicóptero será utilizado pela Brigada Militar e pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar para auxiliar na fiscalização. Órgãos de segurança e o Comitê de Segurança também estarão envolvidos para coibir desobediências durante o evento.

O mapa com os pontos para assistir o Rally está publicado nas redes sociais do Rally (@erechimrallybrasil no Instagram e @rallyerechim no Facebook).

Rally ao vivo

Durante o sábado e o domingo, será possível assistir transmissões ao vivo do Rally pela TV Jornal Bom Dia, no Facebook e YouTube e também pelo Facebook oficial do Erechim Auto Esporte Clube (Eaec).

Serviço

O que: Rally Erechim 2021

Quando: dias 10 a 12 de dezembro

Competições: Campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Rally de Velocidade – etapa final

LINK COM O MAPA PARA O PÚBLICO - https://abre.ai/maparally2021

Como assistir ao vivo: página oficial do EAEC no Facebook EAEC), Página e Canal da TV Bom Dia no Facebook e YouTube

Cobertura especial: Portal www.rallybr.com.br e redes sociais (@rallybroficial), no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

 

Programação do Rally Erechim

Sexta-feira, dia 10

8h – Início dos reconhecimentos das especiais

8h30 – Início das vistorias técnicas

18h30 – Publicação da Ordem de Largada

19h30 – Largada Promocional – Estádio Colosso da Lagoa

Sábado, dia 11

13h18 – SS Linha América/KM Seis – 8,4km

13h51 – SS Vale dos Parreirais – 23,3km

15h44 – SS Linha América/KM Seis – 8,4km

16h17 – SS Vale dos Parreirais – 23,3km

Domingo, dia 12

7h53 – SS São Roque – 8,05km

8h11 – SS Vale Dourado – 15,12km

10h09 – SS São Roque – 8,05km

10h27 – SS Vale Dourado – 15,12km

12h25 – SS São Roque – 8,05km

12h43 – SS Vale Dourado – 15,12km

14h – Premiação (Parque da Accie)

Realização
Supervisão