O Rally Internacional de Erechim, 18ª Edição que ocorre entre os dias 21 a 23 de maio 2015, é um evento oficial dos calendários da Federação Gaúcha de Automobilismo, Confederação Brasileira de Automobilismo, Confederação Desportiva Automobilística Sul-americana e Federação Internacional de Automobilismo, organizado pelo Erechim Auto Esporte Clube.
O Setor de Comunicação, que integra o Comitê de Organização, é responsável pelo credenciamento dos veículos de comunicação e jornalistas que farão a cobertura in loco do Rally e pela aplicação do presente Regulamento, que tem como objetivo ordenar e facilitar o trabalho dos jornalistas.
Para tanto, é importante que todos os responsáveis pelos veículos de comunicação e jornalistas presentes ao evento o leia com atenção, observe e respeite as suas normas, para que desempenhe suas funções de forma segura.
CREDENCIAMENTO
JORNAIS/REVISTAS/SITES
Cada Jornal, Revista e Site poderá inscrever um jornalista e um fotógrafo. O repórter terá acesso aos locais liberados ao público, aos boxes e locais programados para trabalhos da imprensa.
O fotógrafo e cinegrafista terão acesso às mesmas áreas e aquelas consideradas especiais para captação de imagens fotográficas.
Os jornais e revistas credenciados deverão comprovar à Organização, a publicação de materiais relacionados ao Rally Brasileiro e o Internacional do último ano. Em caso de não comprovação, a solicitação do credenciamento estará sujeita a prévia avaliação e liberação do Diretor de Imprensa do evento.
EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO
As emissoras de rádio e de televisão poderão credenciar os profissionais necessários para suas coberturas do Rally Internacional de Erechim. A demanda no entanto, deve ser enviada até o dia 15 de maio de 2015. Não será aberta exceção e nem será efetuado credenciamento de profissionais na semana do evento.
LIVRO DE SEGURANÇA
O profissional que garantir seu credenciamento, receberá um Livro de Segurança com os pontos autorizados para o trabalho da imprensa e orientações gerais, bem como será fornecido:
(I) Um mapa de cada prova especial, pontos de largada e chegada, pontos de acesso para trabalho, horários de largada e chegada e horários de acesso da imprensa.
(II) Um mapa com as principais áreas de trabalho para fotógrafos e cinegrafistas, inclusve as especiais para captação de imagens, os caminhos mais fáceis para chegar aos mesmos e também os horários de entrada e saída de tais locais.
(III) Descrições de onde estacionar os carros de imprensa e locais de segurança designados à imprensa pela Comissão de Segurança do Rally.
A Comissão de Segurança do Rally Internacional de Erechim disponibilizará em cada área especificada para fotógrafos e cinegrafistas pessoas que possam auxiliar no cumprimento das regras dispostas neste Regulamento e no Plano de Segurança do Rally.
Os fotógrafos e cinegrafistas poderão ter acesso a locais especiais indicados para captação de imagens, proibidos para o público em geral.
O descumprimento de qualquer regra poderá acarretar no descredenciamento do profissional do evento e a aplicação de multa ao Órgão de Comunicação que o profissional infrator pertence.
IDENTIFICAÇÃO DO CREDENCIAMENTO
FOTOGRAFIA/TELEVISÃO – Os fotógrafos e cinegrafistas credenciados no Rally Internacional de Erechim receberão coletes de identificação com um numeral e a frase “FOTÓGRAFO/CINEGRAFISTA”, bem como um crachá de identificação. Ambos deverão ser obrigatoriamente utilizados durante o evento para identificação pelos responsáveis do Rally e agentes de segurança nas provas especiais. Esta forma de identificação dá o direito ao fotógrafo e cinegrafista de se posicionar nas áreas de especiais para captação de imagens, devidamente identificadas no Livro de Segurança.
JORNALISTAS – Demais profissionais de imprensa (repórteres, jornalistas, redatores) receberão somente um crachá de identificação, o qual deve ser obrigatoriamente utilizado durante o evento para identificação pelos responsáveis o Rally e agentes de segurança nas provas especiais. Este credenciamento não dará direito ao profissional de se posicionar nas áreas de risco identificadas no Livro de Segurança.
ATENÇÃO
- Será expressamente proibido repassar ou emprestar a credencial (crachá ou colete) de identificação a qualquer outra pessoa. Na ocorrência, o profissional será imediatamente descredenciado e aplicada a multa ao respectivo Órgão de Imprensa no valor de US$ 500,00 (quinhentos dólares).
- O oficial de prova ou agente de segurança poderá a qualquer momento exigir a apresentação de documento de identificação do jornalista para comprovação de sua regularidade.
- O oficial de prova e agentes de segurança serão munidos da relação dos jornalistas credenciados e respectivos documentos de credenciamento.
ÁREAS ESPECIAIS DE CAPTAÇÃO DE IMAGENS
Áreas especiais para captação de imagens do Rally Internacional de Erechim estarão devidamente identificadas e serão de uso exclusivo para fotógrafos e cinegrafistas, sendo vedado o acesso do público em geral. Demais Profissionais credenciados que não possuam credenciais de fotógrafos e cinegrafistas não terão acesso a estas áreas restritas.
Os jornalistas identificados com colete (fotógrafos e cinegrafistas):
- Poderão ter acesso a zonas restritas impostas pela Organização do Rally, cuja locomoção deverá obedecer os critérios de segurança.
- Fotógrafos e cinegrafistas terão que obedecer as instruções gerais de segurança, instruções dos oficiais de prova e agentes de segurança localizados nas áreas especiais para captação de imagens.
- Poderão ingressar nas provas especiais apenas nos horários designados pela Organização do Rally ou então somente através de rotas alternativas. Ao cruzar o trecho cronometrado deverá estar atento e observar as normas de segurança.
- Podem se localizar dentro das zona estabelecidas para o público em geral. Poderão no entanto, ultrapassar a fita de isolamento, apenas em área segura e mesmo assim se o oficial da prova permitir.
ATENÇÃO
- É proibido o acesso, mesmo a pé, pelas especiais enquanto a prova estiver em disputa.
- É proibido o acesso a todos, inclusive de fotógrafos e cinegrafistas de áreas identificadas como zonas de alto risco pela Organização do Rally.
- Os organizadores do evento não se responsabilizam pelas ações de cada credenciado, assim como pela escolha dos locais para a realização dos respectivos trabalhos.